SAÍDA DE CID PODE ABRIR MUDANÇAS NO MINISTÉRIO



247 - A saída de Cid Gomes (Pros) do Ministro da Educação pode desencadear uma mudança na equipe da presidente Dilma Rousseff. Para acalmar o PMDB e aproximá-lo do núcleo gestor, a petista pode fazer as seguintes alterações: "para o lugar de Cid Gomes no MEC pode ser deslocado o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que já ocupou a pasta e no cargo atual enfrenta hostilidades da base aliada. Para o gabinete civil pode ser deslocado o ministro da Defesa Jaques Wagner. Um nome do PMDB, como Henrique Alves ou Eliseu Padilha, pode ser entronizado na coordenação política, substituindo o petista Pepe Vargas, também refugado como interlocutor pelo PMDB e outros aliados". A avaliação é da colunista Tereza Cruvinel, em seu blog no 247.

"A trombada entre o ex-ministro da Educação, Cid Gomes, com a Câmara foi um limão nas relações entre os dois poderes e entre o governo e o PMDB. Mas Dilma pode fazer uma limonada, partindo para ampla recomposição do ministério, que represente efetivamente uma nova pactuação política. O PMDB, como tem defendido o ex-presidente Lula, pode conquistar um papel mais preponderante. Goste-se dele ou não, é a “real politik”: em nosso presidencialismo parlamentarista, ninguém governa sem o PMDB", pondera ela.

A jornalista ressalta que "sinais eloquentes de que o PMDB levará a melhor foram o silêncio da base aliada durante sua tumultuada apresentação na Câmara e o aviso imediato do Palácio ao próprio Eduardo Cunha, presidente da Casa, de que Cid não era mais ministro". Mas ela faz alguns questionamentos: "A nova correlação de forças dentro da coalizão suscita, entretanto, duas perguntas: Como ficará o Pros? Terá outro ministério? E como será a convivência do PSD do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, com um PMDB mais musculoso no governo?".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia