O “modus operandi” de Cristo

Por Dário Gomes*
Fazendo uma simples análise da pessoa de Cristo, percebe-se o que o mesmo Senhor operou de muitas e variadas formas, a uns de uma maneira a outros de outra, mas sempre atendendo àqueles que lhe procuravam. Nos muitos milagres que operou, cada um teve a sua própria forma de operação, como se Ele sempre estivesse fazendo algo que ainda não tinha feito, cada milagre teve a sua própria particularidade.

Em Marcos capítulo 8 encontramos a seguinte narrativa:

Marcos 8:22-25

22 - E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.

23 - E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.

24 - E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.

25 - Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente.

Porém no capítulo 10 do mesmo livro temos outra cura:

Marcos 10:50-52

50 - E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.

51 - E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

52 - E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

O mesmo Jesus curando de uma mesma doença, duas pessoas, porém de forma tão diferente uma da outra, e isso é somente um, entre muitos exemplos.

Geralmente, quando se quer saber se o autor de várias obras se trata da mesma pessoa, observa-se o seu “modus operandi” .

Modus operandi (plural: modi operandi) é uma expressão em latim que significa "modo de operação". Utilizada para designar uma maneira de agir, operar ou executar uma atividade seguindo sempre os mesmos procedimentos.

Analisando a forma de agir nesse e em muitos milagres relatados na bíblia, com certeza ficaríamos sem saber quem foi o seu autor, porém um bom perito observaria que há um rastro que sempre delata o autor e o denuncia.

Embora em sua multiforme graça Jesus operou de forma diferente em cada necessidade, pode-se ver claramente que Ele usou o mesmo ingrediente na operação; em todos os milagres Ele foi impulsionado por sua compaixão e agiu com o mesmo sentimento: Seu imensurável Amor.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia