Na Alepe, Diogo Moraes deve ficar com a 1ª secretaria e Vinícius Labanca com a 2ª

Do Blog do Jamildo

Diogo Moraes (PSB) deve ficar com a 1ª secretaria da Alepe. Foto: reprodução do Facebook

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) deve ser eleito no próximo domingo (1º) como o 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no chapão que será encabeçado novamente pelo atual presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT). O pedetista é favorito a conquistar o quinto mandato seguido no comando da Alepe.

A 1ª secretaria é o cargo mais importante após a presidência, porque fica responsável pela gestão financeira da Casa. Dono da maior bancada, com 15 integrantes, o PSB deve indicar ainda o deputado Vinícius Labanca para a 2ª secretaria.

O entendimento para que o PSB fique com as duas vagas foi fechado depois que o partido abriu mão de lançar candidato à presidente para não bater de frente com o aliado Guilherme Uchoa. Diogo Moraes teria trabalhado internamente e conseguido amealhar a maioria dos votos da bancada socialista, o que o gabaritou para ficar com a 1ª secretaria.

Composta para atender a influência das mais diversas forças políticas atuantes na Assembleia, a Mesa Diretora também deve ter Augusto César (PTB) na 1ª vice-presidência e Cleiton Collins (PP) na 2ª vice. A 3ª e a 4ª secretarias ainda não estão fechadas.

Vinícius Labanca (PSB) seria eleito 2º secretário da Alepe. Foto: reprodução do Facebook

Para a presidência, Guilherme Uchoa vai enfrentar as candidaturas de Rodrigo Novaes (PSD) e Edilson Silva (PSOL), que apostam em dissidências provocadas pelo desgaste da imagem de Uchoa perante a opinião pública.

Segundo fontes ouvidas pelo Blog de Jamildo, porém, a decisão do PSB de embarcar na candidatura de Uchoa praticamente elimina as chances de que ele não seja reeleito para o quinto mandato consecutivo.

Vencida a eleição interna, porém, Uchoa deve enfrentar uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), questionando a legalidade de sua recondução ao cargo com base em uma emenda à Constituição Estadual aprovada em 2011.

Como revelou em primeira mão o Blog de Jamildo, a procuradoria da Alepe vai divulgar um parecer defendendo que o mecanismo só pode ser aplicado após o final da legislatura que vai de 2015 a 2018.

O Blog também adiantou que Uchoa tem a intenção de renunciar ao mandato de deputado ao final dos próximos dois anos como presidente. Ele tem dito, desde o final do ano passado, que quer ser reeleito para concluir obras iniciadas em sua gestão, como o novo plenário da Alepe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia