Dilma e Temer tomam posse para segundo mandato

Por Romério Cunha

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o vice-presidente Michel Temer tomaram posse nesta quinta-feira (1°/1) para o segundo mandato. Na presença de autoridades do Legislativo, do Judiciário e de autoridades estrangeiras, como o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a presidente do Chile, Michelle Bachelet, Dilma e Temer fizeram o juramento constitucional de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. 

Durante discurso, a presidenta ressaltou o apoio que recebeu no primeiro mandato do vice-presidente Michel Temer, a quem chamou de “parceiro de todas as horas”. Ela também citou os avanços sociais do país nos últimos anos, os desafios atuais e anunciou medidas na área econômica e de combate à corrupção. 

“Mais que ninguém, sei que o Brasil precisa voltar a crescer. Os primeiros passos desta caminhada passam por um ajuste nas contas públicas, um aumento na poupança interna, a ampliação do investimento e a elevação da produtividade da economia", ressaltou. 

A presidenta anunciou também o novo lema do governo: “Brasil, pátria educadora”. A escolha reflete não só que a educação será uma prioridade, mas também que se deve buscar, em todas as ações do governo, um sentido formador e um compromisso de ética. 

Encerrada a sessão solene no Congresso Nacional, presidenta e vice-presidente participaram do cerimonial militar na área externa da casa legislativa. Eles foram recebidos com salva de 21 tiros de canhão e acompanharam a execução do Hino Nacional pelo Batalhão da Guarda Presidencial. No Palácio do Planalto, os dois reeleitos participaram de um pronunciamento à Nação.

"Estamos aqui, eu e o vice-presidente Michel Temer, para cumprimentar vocês. Nesses últimos 12 anos, nós mudamos o Brasil. Mas, para conseguir avançar preciso do apoio e da compreensão de vocês. Nenhum passo atrás, só mais direitos e só o caminho à frente. Esse é meu compromisso sagrado perante vocês. Esse é o juramento que faço nessa praça”, disse ao público que acompanhou a cerimônia na Praça dos Três Poderes. 

Após os cumprimentos dos chefes e vice-chefes de Estado e de Governo, Dilma Rousseff empossou os novos ministros. No Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, as duas autoridades ofereceram uma recepção a convidados nacionais e estrangeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia