Blogueiros Do Agreste Setentrional Se Preparam Para Encontro Estadual

AblogPE

Evento reuniu blogueiros de seis municípios da região e contou com a presença do presidente da Associação, Lissandro Nascimento - (Foto: Mário Andrade/Divulgação)

Intensificando a agenda de bate papos os representantes da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) estiveram presentes com os ativistas digitais da região de Casinhas e de Limoeiro – no Agreste Setentrional, bem como em Vicência – Mata Norte, entre os dias 24 e 25 de janeiro.

O encontro em Casinhas se deu no Restaurante e Parque Aquático Oasis Camp Club, em Lagoa de Pedra, organizado pelo BLOG MAIS CASINHAS com o objetivo de discutir, dentre outras questões, a criação de um núcleo da blogosfera no Agreste Setentrional para a consolidação da presença representativa da entidade na região.

"Foi um bate-papo bem informal, descontraído, mas sobretudo focado em tratar de assuntos que interessam diretamente os blogueiros desta região. Casinhas, na verdade, foi sede neste sábado de mais uma etapa dos encontros regionais que estão sendo realizados pela AblogPE em todo o Estado, antes do 3º Blogger PE, o Encontro Estadual de Blogueiros que vai acontecer nos dias 27, 28 e 29 de março deste ano no Recife", explicou Charles Nascimento, editor do Blog Mais Casinhas.

O evento reuniu, além do próprio Charles, o presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento, o vice-presidente Lúcio Cabral (Blog Bom Jardim PE), o assessor de Comunicação da entidade, Kylvio Oliveira, e representantes de blogs de seis municípios: Dimas Santos (Blog do Dimas Santos, de João Alfredo), Inácio Amaro (Blog Tambor em Foco, de Vertente do Lério), Fábio Cabral (Portal Surubim Notícias), Melqui Ferreira (Portal iSurubim), Florisvaldo Barbosa (Blog do Florisvaldo, de Casinhas), Marcílio Costa (Blog Num Chute Só, de Surubim), Edinho Soares (Blog do Edinho Soares, de Orobó), Luís Duarte (Blog Orobó Agora), Luís Fernando Germano (Blog Negócios e Informes, de Surubim), Agaci Soares (Blog do Agaci Soares, de Casinhas) e Sérgio Ramos (Blog do Sérgio Ramos, de Vertente do Lério), acompanhado da fotógrafa Estela Gomes e da estudante Pollyana Lua. Presente ainda o fotógrafo Mário Andrade, da MA Foto e Vídeo Produções, cumprindo a total cobertura do evento.

O presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento, foi ouvido atentamente em seu pronunciamento, onde explicou a importância da entidade e de como ela está contribuindo para o fortalecimento da atividade exercida pelas mídias digitais no Estado de Pernambuco.

"Mais de 40 milhões de pessoas acessam blogs hoje em dia no País. Dentro desse contexto, a AblogPE surgiu como uma entidade representativa do segmento, para que a gente pudesse defender uma internet livre, que nos ajudasse a proteger de multas, pressão de grupos políticos e econômicos. Que pudesse nos auxiliar com dicas sobre como aumentar os acessos da nossa página, a melhorar a produção textual, a ganhar dinheiro com o nosso trabalho. Tudo isso foi construído aos poucos. Hoje temos uma sede própria na cidade do Recife e podemos afirmar que um dos nossos grandes avanços foi essa discussão sobre a PL das mídias alternativas", frisou Lissandro, citando os esforços junto à Assembleia Legislativa de Pernambuco visando a aprovação de um Projeto de Lei, de autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB), que visa democratizar valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três poderes do Estado para a mídia independente, esta constituída principalmente por blogs, sites, web TV, rádio web e emissoras comunitárias.


Editor do Blog A Voz da Vitória, da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, que registra atualmente mais de 07 milhões de acessos, Lissandro também discorreu sobre os avanços, a conquista de espaço e influência da entidade nas discussões pertinentes à sociedade pernambucana. "Nós, blogueiros, temos que ter nossa opinião, temos que dar 'pitacos' em assuntos como a Reforma Política. Isso que nos une é muito mais forte que uma disputa política local, por exemplo. Porque na hora que eles quiserem, eles vêm e nos retira o direito de atuar na net", defendeu. E "bateu" forte contra a TV Globo. "A Globo quer nos desmoralizar e nos desunir. Ela sabe que somos fortes, que estamos crescendo", disparou, ao denunciar os interesses econômicos da emissora e sua perseguição aos blogueiros e ativistas digitais.

E continuou: "Tentamos marcar no ano passado uma audiência, através do nosso parceiro Ivan Maurício, ex-secretário estadual de Imprensa, com o então governador de Pernambuco, João Lyra, mas não conseguimos. Até que o deputado estadual Ricardo Costa, que topou entrar nesta luta conosco, conseguimos colocar o projeto na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Alepe. Começamos então a mobilizar os blogueiros, quando tivemos quatro sessões e, na última, a então presidente da CCJ, deputada Raquel Lyra veio nos dizer que o projeto era inconstitucional. Dissemos a ela que, mais que qualquer outra coisa, que se trata de um reconhecimento à nossa categoria. Constatamos então que esse é um jogo difícil e que, se a gente não ficar unido, a gente sai perdendo".

Ao final do bate-papo, os comunicadores almoçaram e se confraternizaram no local. Participando do encontro também na condição de representante do Executivo Municipal, o professor e blogueiro Agaci Soares pelo qual justificou a ausência da prefeita Rosineide Barbosa, que fez questão de garantir pleno apoio ao evento.


Por sua vez, em Vicência, os blogueiros Samuel Cazumbá, Djalma Lopes e Islan Souza, ficaram com a incumbência de começar as articulações para a formação de um núcleo regional da AblogPE na Mata Norte do Estado e avaliaram que os passos tomados pela blogosfera pernambucana têm tido importantes êxitos.

A agenda de janeiro se encerra nesta sexta-feira (30) na cidade do Paulista (RMR), onde o bate papo reunirá blogueiros de Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia