Postagens

Mostrando postagens de Junho 1, 2014

Alberes Xavier lidera emancipacionistas rumo a Brasília

Imagem
Mais uma vez a expectativa em torno da aprovação do projeto de emancipação de municípios toma conta do país. Diversas caravanas desembarcarão até a terça-feira (03), na capital federal, e entre elas estará a do Distrito pernambucano de Pão de Açúcar. 
Alberes Xavier liderando alguns abnegados cobrará empenho dos parlamentares para que a votação aconteça, e enfim possam trazer boas notícias aos que ficaram esperando um bom desfecho que, diga-se de passagem, já deveria ter acontecido.
Desde que Zé Augusto  assumiu seu mandato como deputado federal que a sua luta é constante para que a união devolva a prerrogativa de criar municípios aos estados. Os embates entre os parlamentares favoráveis ao projeto e os contra foram travados quase que diariamente. Depois de várias reuniões o projeto foi aprovado, mas a presidenta Dilma Rousseff vetou. Agora com um substitutivo os parlamentares esperam que a aprovação aconteça neste 03 de junho. 
A esperança se renova, pois há sinais de consenso quant…

Diogo Moraes (PSB) foi o segundo deputado em número de "viagens culturais"

Imagem
Matéria veiculada neste domingo (01), no Jornal do Commercio, mostra que desde o começo da atual legislatura a Assembleia Legislativa de Pernambuco já concedeu 84 "licenças culturais" para os deputados. As justificativas para as ausências não são divulgadas.
Dos 37 deputados que usaram as licenças os que encabeçam a lista são André Campos (PSB) e o também Pessebista Diogo Moraes.
Diogo Moraes viajou para a China, Chile, Itália, Grécia, Turquia e Estados Unidos (02). 
As alegações são de que as viagens são custeadas pelos próprios parlamentares. Só que os dias que eles faltam as sessões não são descontados.


Recortes e informações do Jornal do Commercio

Taxa de Bombeiros. O que é TPEI ?

Imagem
Nas últimas semanas muitas pessoas tem nos procurado para perguntar sobre o Boleto de cobrança da Taxa de Bombeiros que está sendo entregue nas residências de Santa Cruz do Capibaribe. Eis abaixo o que conseguimos apurar sobre o assunto:
O que é TFUSP/TPEI

É a Taxa de Fiscalização e Utilização de Serviços Públicos (TFUSP) do Estado de Pernambuco é devida em razão do exercício regular do poder de polícia ou da utilização efetiva e potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição por meio da Lei 7550 de dezembro de 1977- D.O.E de 21 dez 77.

Fato Gerador

É a utilização em potencial dos serviços de Fiscalização e Utilização de Serviços Públicos (TFUSP), incluída a Taxa de Prevenção e Extinção de Incêndio TPEI e outras medidas de defesa civil, de que trata a Lei nº 7.550, de 27 de Dezembro de 1997 e alterações, devidas em razão dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, serão cobradas tendo por fatos…

Feras do Enem aprendem jogando

Imagem
Por Anamaria Nascimento
Do Diário de Pernambuco

Vitória aproveita as horas de descanso,pega o smartphone e disputa jogos educativos com os colegas. Foto: Edvaldo Rodrigues/ DP/ D A Press
É possível estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se divertindo? Professores do ensino médio garantem que sim. Se você está se preparando para as provas que dão acesso às principais universidades federais do país e costuma ouvir reclamações ou críticas por estar no computador, pode conciliar o hobby com as obrigações. Jogos com assuntos voltados para vestibulandos fazem cada vez mais sucesso entre os estudantes. Com eles, é possível revisar conteúdos com entretenimento.

A concentração dos adolescentes nas horas de estudo diminui a cada 50 minutos. O ideal, então, é parar um pouco e fazer algo que o mantenha descansado. A recomendação é parar 10 minutos por hora, e os jogos são uma boa opção para ocupar esse tempo. Muitos deles têm instruções simples, de fácil compreensão e são gratuitos.…

Armando garante agilidade na liberação de frutas do São Francisco

Imagem
Durante passagem por Petrolina, neste sábado (31), onde conheceu o projeto de implantação de um polo têxtil e visitou a Feira Nacional de Agricultura Irrigada, o senador Armando Monteiro (PTB) assumiu o compromisso de, à frente do governo de Pernambuco, assegurar que os produtores de frutas do Vale do São Francisco possam emitir nos finais de semana e feriados a Permissão de Trânsito Vegetais (PTV), documento que permite o transporte de frutas no mercado nacional e internacional.
Hoje, o documento só é emitido de segunda a sexta-feira porque a Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco) não dispõe deste serviço nos finais de semana e feriados. Armando garantiu que resolverá este problema, caso seja eleito governador. A ideia é que o serviço esteja disponível 24 horas e o ano inteiro.
Armando esteve em Petrolina acompanhado do deputado federal João Paulo (PT), pré-candidato a senador, depois de passarem por Afrânio, onde prestigiaram a festa de emancipação do …

Para FHC, a democracia não avança sem a regulação dos meios de comunicação

Imagem
Do Portal Forum


“Nós temos toda a arquitetura democrática, menos a alma”, disse em seminário o ex-presidente

A regulação dos meios de comunicação voltou à pauta nos últimos dias em função da divulgação da proposta de programa de governo do PT para 2014 e também das declarações recentes do ex-presidente Lula a respeito do tema. No entanto, o assunto não é novo e, como muitos querem fazer crer, não é exclusividade da esquerda ou de qualquer grupo que tenha como intenção “censurar” (sic) conteúdo.
Em seminário realizado no dia 15 de maio de 2012, no Instituto FHC (iFHC), cujo tema era “Meios de comunicação e democracia na América Latina”, líderes políticos trataram do tema e quem surpreendeu foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), se mostrando defensor da regulação do setor.

Além de FHC, participaram Carlos Mesa, ex-presidente da Bolívia; Rubén Aguilar, ex-porta voz de Vicent Fox (presidente do México entre 2000-2006); Osvaldo Hurtado, ex-presidente do Equador, entre outros…

Música e cultura marcam a primeira noite do São João de Caruaru

Imagem
Milhares de turistas compareceram ao Pátio do Forró para curtir o show do pernambucano Alceu Valença 
André Luiz Melo  Do NE10 Interior
O cantor caruaruense Azulão já se apresentava no palco do Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, quando o Maior São João do Mundo era oficialmente aberto em ato solene na entrada da antiga Estação Ferroviária da cidade, por volta das 21h desse sábado (31). Na oportunidade, estavam o prefeito do município José Queiroz, o governador do Estado João Lyra Neto, além de outras autoridades e o público em geral. 
Ao logo do Polo Estação Ferroviária era possível encontrar inúmeros grupos de dança, quadrilhas, trios de forró pé de serra, além de bacamarteiros e os turistas que a todo momento chegavam para curtir a primeira noite do São João da Capital do Forró, festejos juninos que seguem até 29 de junho.
Admirado com a dimensão do evento estava o procurador de Justiça do Estado de Alagoas Jânio Gonzaga, 42 anos. Acompanhado …