PALAVRA DO PROFESSOR

Por Hélder França*
Esta semana um aluno me chamou e perguntou: "Hélder, o que eu faço para não ficar para trás. Tô vendo uma galera da minha turma muito na frente e eu tô ficando para trás, eu não quero isso. O que eu devo fazer, ler etc?"

Vou compartilhar a resposta que dei para ele:

Primeira coisa, deixe de ser ausente. Participe mais, se integre, seja presente. Depois, comece a andar com quem agrega valor a você. 

Mas o principal, é que você seja suficientemente bom para que a pessoa que agrega valor aos outros, seja você. É só começar. Tá na sua mão.

A respeito desse contexto

Já ouvi muitos conhecidos dizendo que melhoraram a forma de pensar andando com gente boa, com gente que tinha foco em crescer, etc. É o famoso poder da influência. Só que isso foi banalizado e muita gente acha que basta andar com pessoas inteligentes e boas que você ficará também.

Bem, isso não funciona por osmose, nem por magnetismo. Ainda bem. Portanto, ande sim com boas influências, mas seja você também a influência positiva para os outros. Seja você inteligente. Seja você a referência. Saia da sombra dos outros e faça a sua parte. Você vai ouvir muitas piadinhas sobre seu posicionamento. Vão te chamar de estranho, chato, metido, idiota, otário e difícil (Argumentos da falta de argumento). Mas lembre-se de que isso é normal, principalmente quando você toma um posicionamento. Sempre vão existir pessoas para apoiar e pessoas que vão puxar você para baixo, o que também é bom. É bom porque mostra quem é quem e, com quem, você pode contar.

*Professor no Unifavip Devry e Sócio e Diretor de Planejamento e Redator na empresa Intertotal Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia