Veja o que muda com os novos termos de uso do Facebook

A rede social está informando seus usuários que as regras serão alteradas a partir de 1º de janeiro de 2015

Foto: Reprodução / Facebook

O Facebook está informando seus usuários sobre uma atualização nos termos e políticas de dados da rede social, que começa a valer no dia 1º de janeiro de 2015. As novidades incluem novas políticas de dados, privacidade e controle de anúncios. 

Veja o que mudou:

Noções básicas de privacidade

A nova página de noções básicas de privacidade mostra, de forma didática, como usar as ferramentas da rede social para decidir quem pode visualizar o que o usuário publica (seus amigos, os amigos de amigos, todo mundo, todos menos alguém na sua lista de amigos, etc) e como ele interage com outros perfis.

Caso já tenha configurado suas preferências de privacidade no cadeado do canto superior direito da página, isto não deverá ser nenhuma novidade.

Os anúncios

Outra coisa aperfeiçoada foi o controle dos anúncios através de vários dispositivos. Antes, a escolha por certa publicidade feita no computador não era salva no dispositivo móvel (e vice-versa), forçando o usuário a realizar várias vezes o mesmo procedimento. A partir de agora, as decisões serão aplicadas a tudo.

Em breve, você terá a opção de clicar em "Por que estou vendo isso?" a cada anúncio que aparece. Daí, o usuário verá uma explicação sobre a razão e terá acesso à opção "Gerenciar suas preferências de anúncios". Clicando nela, verá os públicos de interesse dos quais faz parte e que influenciam a exibição dos anúncios.

A quantidade de caixinhas não marcadas não determina a não apresentação de anúncios daquelas categorias de interesse. Apenas ajuda o algoritmo a saber os assuntos que são menos relevantes para o usuário, para que sejam mostrados com menor frequência.

Outros serviços

De acordo com os novos termos, a rede social poderá coletar informações dos usuários em outros produtos que fazem parte da mesma empresa, como Instagram, WhatsApp, Oculus Rift e Moves.

As atualizações das políticas também explicam como outros serviços funcionam. Por exemplo, a bateria e a força do sinal ajudam a certificar que o app da rede digital funciona bem no seu dispositivo. Sua localização também pode ser usada para exibir anúncios de locais próximos.

Comprar

A companhia também planeja ter seu próprio "shopping" on-line. Em alguns países, a rede social vai começar a testar o botão "Comprar", para que negócios sejam realizados dentro do próprio site.

Hoax

Assim como na última grande mudança dos termos de uso, em 2012, muita gente postou um texto em que se declarava dono do material postado sob seu nome na rede. Algo mais ou menos assim:

Uma vez que o Facebook optou incluir software que permite o roubo das minhas informações pessoais, declaro o seguinte: no dia de hoje, 27 de novembro de 2014, em resposta às novas diretrizes do Facebook e os artigos L.111, 112 e 113 do código de propriedade intelectual, declaro que meus direitos estão ligados a todos os meus dados pessoais, desenhos, pinturas, fotografias, textos, etc... publicado no meu perfil. Qualquer uso comercial das informações acima requer meu consentimento, por escrito, a qualquer momento. O mesmo se aplica a todas as páginas pelas quais eu sou responsável.

Quem lê este texto pode copiá-lo e colá-lo em sua página do Facebook. Isto permitirá que suas informações se colocarão sob a proteção dos direitos de autor. Portanto, afirmo que o Facebook é estritamente proibido de divulgar, copiar, distribuir, disseminar ou tomar quaisquer outras providências contra mim com base neste perfil e / ou seu conteúdo. As ações mencionadas acima aplicam-se igualmente a funcionários, alunos, agentes e / ou funcionários sob a direção do Facebook.

Informações privadas estão incluídas no conteúdo do perfil. A violação da minha privacidade é punível por lei (UCC 1 1-308-308 1-308 1-103 e do estatuto de Roma). Facebook agora é uma entidade de capital aberto. Todos os membros ficam convidados a publicar um anúncio deste tipo, ou se preferir, você pode copiar e colar esta versão. Se você não tiver publicado esta declaração pelo menos uma vez, permitirá tacitamente que o Facebook use elementos como suas fotos, assim como como as informações contidas na atualização do seu perfil.

No entanto, os termos de uso do Facebook entram nos chamados “contratos de adesão”. Assim, é impossível que o consumidor escolha livremente o que quer e o que não quer: as poucas opções estão no menu pré-definido pela rede social, e nenhuma declaração pessoal pode mudar isso. Nem o Facebook se compromete a respeitar declarações individuais, nem a lei dá esse direito ao usuário.

Mais: o texto é baseado em leis inexistentes como a “Convenção Berner”, o “Estatuto de Roma” (que existe, mas não contempla ações em redes sociais e a "UCC 1 1-308-308 1-103" (apenas números sem sentido).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia