Inove sua empresa. "Uma reflexão sobre como os negócios acontecem por Santa Cruz do Capibaribe."

Por Jodson Leandro*


Antes de começar a ler esse texto, pare e pense por uns 10 minutos. Reflita sobre isso aqui: 

“Quais mudanças aconteceram na minha empresa nesse ano que passou?” 

Pensou? Massa! Vamos continuar então. 

Se nada mudou nesse ano, não espere que você lucre mais. E se você mudou e não lucrou mais, pode ser duas coisas: O investimento foi errado ou o retorno ainda vai chegar. Investimentos são assim, você investe e depois de um tempo é que ele começa a dar retorno. Só porque um investimento deu errado, não desista de investir, se você desistir não vai fazer sua empresa crescer. Quantas empresas aqui em Santa Cruz do Capibaribe não passam anos e mais anos com o mesmo banner na entrada de sua loja/escritório? A cor do banner começa a se desaparecer, e as pessoas que passam todos os dias pelo mesmo lugar, nem percebem mais sua loja. Quando há uma loja nova nesse caminho, todo mundo olha pra ela. No momento que você renova a frente de sua loja, todo mundo vai achar que é uma loja nova e vai olhar, porque aquela loja com esse novo visual, não está no cotidiano das pessoas. 

Tenho dificuldade em conseguir funcionários bons. 

Muitas empresas passam por isso, e eu ouço algo como: Em Santa Cruz não há profissionais bons. Isso é não é verdade! Há muitos profissionais bons em nossa cidade, a questão é que os profissionais bons querem trabalhar em lugares bons. Se sua empresa trata os funcionários com desdém, eles vão sair falando de como são tratados. A fama da empresa vai crescendo e, os bons vão ouvir falar e não vão nem querer chegar perto. Invista em seu ambiente e funcionários, são eles que fazem a empresa. Uma pessoa sozinha não é uma empresa. Não é só pagar um salário maior, há muitas outras coisas relacionadas com qualidade de trabalho. Se alguém trabalha usando um computador, compre um computador bom pra ele, uma cadeira boa. Se ele trabalha costurando, em seus momentos de descanso, ofereça um ambiente agradável. Todas essas coisas serão ouvidas por pessoas que não conhecem a empresa, e eles vão ficar com o sentimento de “Ah se eu conseguisse um emprego lá”. 

Não preciso que minha empresa esteja na internet. 

Precisa sim! Com a mobilidade, sua empresa deve estar na internet. Muitos possíveis clientes não compraram ou contrataram sua empresa, porque você não tem uma identidade na internet. Ter uma identidade na internet é fácil, basta criar uma página no facebook. Claro, não adianta criar e não atualizar sempre. É muito provável que você não tenha tempo pra isso, mas há empresas que fazem isso, é como dizem “Cada macaco no seu galho”. Quanto mais curtidas você tiver, mais você vai ser ouvido pelo seu público. Chega um momento que a empresa vai ter muitas curtidas, e isso depende de como a empresa trabalhou pra conseguir. 

Vejamos um belíssimo exemplo: 


Cento e cinco mil curtidas. A Rota do Mar é uma grande empresa e seu grupo de marketing trabalha muito bem. Só que até agora eles não nos agradeceram(eu curto a Rota do Mar) por curtir a empresa deles. Sabe, eles poderiam fazer alguma dessas coisas: Colocar o nome de todos que curtiram a página do facebook na parede de suas lojas ou no chão de suas lojas. Poderia ser um mural específico pra isso. Poderia ser camisas nos manequins com nossos nomes. Esse tipo de coisa leva qualquer um de nós ir procurar nossos nomes, e com certeza vamos querer tirar fotos e divulgar nas redes sociais. Se a Rota do Mar chegar a fazer isso, eu quero um “Obrigado, Jodson”. 

Um outro ponto, é ter o site de sua empresa. Muitas vezes um site com informações básicas é o suficiente, mas empresas como hotéis, devem ter uma reserva de quartos online. Isso facilita muito reservar um quarto. Eu dei o exemplo de um hotel, mas há muitas empresas que precisam de coisa do tipo. Por exemplo, pizzarias devem ter um pedido online. Quão bom seria isso? Quando a gente liga pra pedir pizza, fica aquela confusão pra escolher o sabor, se for pela internet, a escolha é feita com mais tranquilidade. E nem preciso comentar o quanto isso pode aumentar as vendas de comida. Santa Cruz está crescendo muito, e acho que em pouco tempo vamos ver coisas do tipo. 

Turismo por outros meios. 

Moda Center Santa Cruz, eis o motivo de tanta gente vir conhecer Santa Cruz do Capibaribe. Precisamos de outras coisas que façam as pessoas virem conhecer nossa cidade. E quem pode fazer isso acontecer, é o poder público. Acho que a arma mais importante é investir em cultura. Se nós tivéssemos uma casa da cultura, poderíamos construir eventos cada vez mais cobiçados por cidades vizinhas, e em algum momento, pessoas de outros estados. A gente tem dois caras que já apareceram no Faustão, se você não sabe quem é, é culpa da pouca valorização de artistas. São eles Zack Guitar e Eddye Beatbox. Os dois vem construindo movimentos bastante interessantes em nossa cidade. Eu acredito que daqui há uns 4 anos, vamos ter uma cidade diferente nesse sentido, e tudo isso graças a eles e as pessoas que trabalham junto com eles. Com a ajuda do poder público, isso poderia acontecer muito mais rápido. 

Comentem nessa postagem e vamos discutir sobre esse tipo de coisa, acho importante. 

*Jodson Leandro é Presidente da Lizard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia