Horário de verão começa no domingo

Os Estados do Nordeste ficam de fora da modificação

Do JC Online

O objetivo da medida é economizar energia na época em que os brasileiros consomem mais
Heudes Regis/ JC Imagem

Começa à zero hora de amanhã o horário de verão. Os relógios serão adiantados em uma hora para os brasileiros que vivem nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A alteração ocorrerá por 126 dias, indo até o dia 22 de fevereiro de 2015. Os Estados do Nordeste ficam de fora. Localmente, as principais modificações ocorrerão na programação da TV (antecipada em uma hora). Também será antecipado o horário bancário das agências localizadas fora da Região Metropolitana do Recife (RMR).

As agências que terão o seu horário alterado devem fixar cartazes com o novo expediente, segundo a assessoria de imprensa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Essas agências começarão o atendimento uma hora mais cedo, encerrando o expediente também com uma hora de antecipação. Em caso de dúvida, os cidadãos que vão resolver algo numa agência bancária da Caixa Econômica Federal (CEF) podem ligar para o Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207.

Para as passagens aéreas, vale o horário que aparece no bilhete. Geralmente, os voos que saem ou chegam das regiões que adotaram o horário de verão são antecipados em uma hora. Por exemplo, um voo do Recife para São Paulo, que sai às 7h, passa a decolar às 6h. Em caso de dúvida, o passageiro pode ligar para o plantão da Infraero no 3322-4353, que funciona 24 horas.

O objetivo do horário do verão é contribuir para a economia de energia, principalmente no horário de ponta, entre as 18h e 21h. No Sul e Sudeste, anoitece mais tarde nessa época e aí as pessoas podem usar mais a luz natural. No Nordeste, quando a medida foi adotada, provocou uma economia muito pequena, porque muitas pessoas acordaram ainda no escuro, precisando usar as lâmpadas artificiais.

De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, o adiantamento do horário em uma hora diminui a carga nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição. O verão é a época em que os brasileiros consomem mais energia. A medida possibilita também o aumento da segurança operacional do sistema elétrico do País.

Durante o horário de verão, a redução da demanda de energia é estimada em 4,5% no horário de maior consumo, o que significa 2.595 megawatts (MW), patamar similar ao apurado no horário de verão da temporada anterior (2013/2014). Isso corresponde à média economizada nos últimos dez anos. Em fevereiro último, o Ministério de Minas e Energia (MME) estimou que ocorreu uma economia de R$ 400 milhões com a redução do consumo de energia elétrica durante o último horário de verão, que começou em outubro de 2013 e acabou em fevereiro deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia