Número de roubos e sequestros aumenta em Pernambuco em 2014

Do Blog do Jamildo

O Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho (à direita), diz que o aumento dos crimes é tendência nacional.
 Foto: Eduardo Braga/SEI

Nos sete primeiros meses de 2014, ano eleitoral, o número de ocorrências registradas de crimes violentos contra o patrimônio (CVP) aumentou 13,6% em relação ao mesmo período de 2013. A categoria inclui roubos a estabelecimentos comerciais, agências bancárias, ônibus, transeuntes, residências e automóveis; sequestros e extorsão mediante sequestro.

De janeiro a julho de 2013, foram registradas 30.800 ocorrências desses crimes. Nos mesmos meses de 2014, houve 34.979 ocorrências. Os dados são da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS).

O maior aumento ocorreu no mês de maio, o mesmo da greve da Polícia Militar, que resultou em saques em toda a Região Metropolitana do Recife. O número de ocorrências saltou de 5.036 em 2013 para 6.198 neste ano. O aumento foi de 23,1%.


Nos quatro meses antes da greve, porém, o número de roubos e sequestros já estava aumentando. No comparativo com o ano passado, o número de ocorrências desses crimes aumentou 11,4% em janeiro; 7,9% em fevereiro; 12,2% em março; e 0,9% em abril.

Depois da greve, os números continuaram elevados. Em junho, mês em que Pernambuco sediou cinco jogos da Copa do Mundo, o registro de crimes violentos ao patrimônio passou de 4.534 em 2013 para 5.506 em 2014. O aumento foi de 21,4%.

Em julho, também houve aumento de 15,7% em relação ao ano anterior. Em 2013, porém, este foi o mês que teve o maior aumento no número de registro desses crimes: 11,1% registros a mais do que em 2012.

Nos outros meses, porém, os resultados de 2013 eram bem mais positivos do que os de 2014. No primeiro quadrimestre do ano passado, o número de ocorrências caiu 4,9% em janeiro; 14,4% em fevereiro; 11,9% em março e 4,4% em abril, no comparativo com 2012.

Ao longo de 2013, o número de roubos e sequestros caiu 0,9% em relação ao ano anterior. Foram 52.277 ocorrências no ano passado, contra 52.754 em 2012.

PACTO PELA VIDA – O aumento nos roubos e sequestros acontece no momento em que crescem os números de crimes violentos letais intencionais (CVLI), que incluem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. O objetivo do Programa Pacto Pela Vida é reduzir esses números, que estão crescendo desde março na comparação com 2013.

Nos primeiros sete meses de 2013, o Governo do Estado identificou 1.833 casos de CVLI. De janeiro a julho de 2014, foram registradas 2.010 ocorrências deste tipo.

TENDÊNCIA – O Blog de Jamildo procurou a SDS para saber a que o Governo do Estado atribui a elevação dos casos de roubos e sequestros. A assessoria do órgão enviou uma resposta do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, em que afirma que a ampliação desses números é uma tendência nacional.

“A segurança pública não é uma ciência exata. O que funcionou ontem pode não funcionar hoje. No Pacto pela Vida buscamos entender o que está acontecendo e assim mapear os dados e atuar no combate à criminalidade, seja através do policiamento ostensivo, seja pelas ações de inteligência”, afirmou o secretário.

“O aumento nos índices de CVP é uma tendência em todo o país, mas todos os esforços e investimentos estão sendo realizados para garantir a melhora nos indicadores e proporcionar segurança à população pernambucana”, concluiu.

Os dados de CVP foram inicialmente solicitados pelo Portal NE10, para uma série de entrevistas com os candidatos ao Governo de Pernambuco – veja as respostas de Zé Gomes (PSOL), Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro Neto (PTB). No primeiro momento, a SDS resistiu em fazer a divulgação dos números.

Logo que foi procurada pelo Blog de Jamildo, a assessoria da SDS respondeu que as ocorrências de roubos e sequestros diminuíram em 2014. Só depois de ser confrontado com os números divulgados pela própria Secretaria, o órgão confirmou os dados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia