Armando: analfabetismo em Pernambuco tem o dobro da média nacional


Crédito das fotos: Alexandre Albuquerque

A um público formado por estudantes universitários e funcionários da Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) apresentou um prognóstico da situação de Pernambuco e listou quais serão seus desafios à frente do governo pelos próximos quatro anos. Temas como qualificação profissional, saúde e segurança foram abordados pelo petebista e pelo candidato a vice, Paulo Rubem Santiago (PDT). Contudo, o petebista enfatizou que o seu principal desafio será melhorar a educação.

Para Armando, Pernambuco ainda convive com indicadores educacionais que constrangem, como a elevada taxa de analfabetismo de 18,5%, na população acima de 15 anos. Esse número é quase o dobro da média nacional. Para reverter esse cenário, o candidato vai implantar um sistema de cooperação técnica e pedagógica do Estado com os municípios, oferecendo uma matriz curricular única e incentivos fiscais inteligentes. Armando vai valorizar o magistério e conceder 20% de aumento nos salários dos professores já no primeiro ano de governo.


Ainda sob o viés da educação, Armando citou que ressaltou a importância de conectar o ensino médio com o técnico profissionalizante. Para tanto, o candidato a governador vai apostar na parceria com o governo federal para ampliar o número de vagas nos cursos oferecidos no programa Pronatec. Dessa forma, na ótica do petebista, os estudantes que concluírem a formação básica poderão ter acesso a cursos que os qualifiquem para o mercado de trabalho.

Por outro lado, Armando chamou a atenção do público para outro desafio à frente do governo: a infraestrutura. O petebista declarou que vai implantar um plano para garantir acesso hídrico para todas as regiões do Estado. Além disto, o candidato a governador destacou que vai atuar fortemente na recuperação da malha viária que corta Pernambuco, sejam as PEs ou BRs. Na segurança pública, Armando enfatizou a importância de repactuar o programa Pacto pela Vida e institucionalizá-lo como política de Estado.

Após a palestra, o reitor da faculdade, Pierre Lucena, apresentou alguns pleitos para atender o centro educacional, como a expansão dos modais de transporte público para a localidade e a ampliação de vaga do programa Fies. A Faculdade dos Guararapes possui mais de 12 mil estudantes e oferece 31 cursos de graduação e 40 de pós-graduação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia