Os Arquivos do Nenê


Ele guarda todos os registros da  história política de Santa Cruz do Capibaribe, a partir do ano de 1954, com a naturalidade de quem nasceu para isso. São anos de vida quase que totalmente dedicados a juntar utensílios e documentos.

Neto de Dona Maria Ramos e filho de Dona Irenice, Nenê herdou delas o gosto de colecionar. Desde pequeno ele guarda panfletos, santinhos, monóculos, capas de jornais, gravações de comícios e de guias eleitorais, enfim uma infinidade de itens que mostram toda a evolução política, social e econômica de nossa terra.


Icizenildo, esse é seu nome de batismo, mostra com orgulho um birô da década de 60 que pertenceu ao Padre Zuzinha e que agora faz parte do mobiliário do seu estúdio. Ele tem também gravadores, bules, pilões, espelhos que faz questão de guardar, por se tratarem de peças raras.


Nenê está escaneando todas as postagens dos principais blogs de Santa Cruz, imprimindo e transformando em livros. Já conta com mais de 800 volumes.

O seu sonho é ver seus arquivos expostos em um museu para que mais pessoas conheçam a sua história, mas também a história de sua cidade. 

Enquanto isso não acontece ele continua acumulando arquivos e mais arquivos e aumentando as suas coleções. Um dia, quem sabe, algum agente público, ou mesmo privado, se interesse e o ajude a efetivar esse desejo.

Para quem quiser conhecer ou mesmo adquirir cópias do seu acervo é só procurá-lo na Rua Maria Nogaia de Souza, 51 - Bairro Manoel Lucas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia