Procuradoria vai apurar suposta oferta de propina na eleição de PE denunciada por Zé Augusto

Da Folha de São Paulo
FERNANDA ODILLA

O Ministério Público Eleitoral em Pernambuco vai apurar a oferta de propina para que o Pros apoiasse a campanha de Paulo Câmara, candidato a governador do Estado e escolhido do presidenciável Eduardo Campos.

A Polícia Federal, contudo, só vai entrar na apuração se houver pedido formal dos procuradores eleitorais ou da Justiça Eleitoral.

"No caso de crimes eleitorais, a PF não tem poder de solicitar inquérito de ofício. Essa é uma resolução do TSE [Tribunal Superior Eleitoral]", explicou o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).

A informação de que serão procuradores federais em Recife que vão apurar o caso é da Procuradoria-Geral da República. Nesta quarta-feira (23), no entanto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não quis comentar quais providencias seriam tomadas.

Candidato ao governo de Pernambuco, o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) afirmou nesta quarta que também pedirá apuração ao Ministério Público Eleitoral. "Diante da gravidade das denúncias e como o fato se relaciona com o processo aqui de Pernambuco, estamos fazendo um pedido de investigação ao Ministério Público Eleitoral à luz dessas denúncias e dos fatos que são graves", afirmou Monteiro Neto.

"Eu já sabia que havia algumas coisas relacionadas com este processo aqui, mas não conhecia a expressão dos fatos nem os detalhes", afirmou Monteiro Neto.

O deputado federal José Augusto Maia (Pros-PE) disse em entrevista à Folha que recebeu e recusou oferta de "vantagem financeira" para que seu partido integrasse formalmente a coligação do candidato de Campos em Pernambuco. A outros deputados – dois deles foram ouvidos sob condição de anonimato pela Folha e contaram a mesma história – Maia afirmou que a oferta foi de R$ 6 milhões, sendo que R$ 2,5 milhões seriam reservados a ele.

De acordo com o relato do deputado, a proposta de vantagem financeira foi feita a ele pelo presidente nacional do Pros, Eurípedes Jr., e pelo líder da bancada do PP na Câmara, Eduardo da Fonte (PE). Ambos negam a oferta de dinheiro para que o partido do deputado se coligasse formalmente à chapa de Paulo Câmara em Pernambuco.

Editoria de Arte/Folhapress

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia