FEIRA DE MANGAIO NA RUA GRANDE. ALI TEM QUASE TUDO.


Nesta segunda (28) fui até a Avenida Padre Zuzinha, antes se chamava Rua Grande (foi ali onde nossa cidade começou), andar na feira e constatar que apesar de tanta modernidade algumas coisas ainda teimam em resistir. Ainda bem. 


Deparei-me com duas bancas recheadas de produtos de uma variedade incrível. De fogão a carvão a tamborete, de baliadeira (estilingue) a rabichola, de pegador de brasa a embornal. Bainhas, abanadores, chocalhos, chapéus de couro, selas, cintos, esporas, peixeiras, vassouras, balaios, espanadores, bola de gude, piões, foices e mais uma centena de itens que a maioria dos jovens nem sabem para que servem.


A feira de "mangaio", ao lado das craibeiras, resiste bravamente. Os costumes vão mudando, as pessoas preferem produtos industrializados,  mas apesar disso ainda tem aqueles que preferem os manufaturados e para isso recorrem ao "mangaieiro". Pechinchar é item fundamental. 

Lá o vaqueiro vai encontrar uma variedade enorme de produtos, pois o Diel além de expor seus produtos na feira tem também uma loja denominada "Shopping do Vaqueiro" na mesma avenida.

PLÁCIDO, DIEL E VALDEMAR GANGARRA
Os irmãos Plácido e Valdemar de Zé Gangarra oferecem quase tudo. Além da grande variedade eles tem no preço baixo o diferencial.


Essa andada pela feira fez-me lembrar de um passado não muito distante onde éramos mais "felizes embora não soubéssemos".

"SEU" ALFREDO DO MEL
Visite nossa feira da segunda. Enquanto é tempo. O progresso não para e faz desaparecer nossa cultura e também um pouco de nossa identidade. 

Comentários

  1. Minha infância foi toda vivida na feira de Santa Cruz. Já escrevi diversas vezes sobre esta feira histórica. Por exemplo: tem um artigo meu publicado recentemente no blog da Associação dos Agricultores de Serra dos Bois, município de Taquaritinga do Norte. Eu sou fã incondicional da feira e de Santa Cruz do Capibaribe. Obrigado pela matéira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia