Caso do Detran mostra racha entre os tucanos


Por Mirella Araújo

Da Folha de Pernambuco

A decisão do PSDB de entregar os 18 cargos que ocupa no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) evidencia um racha no partido e que foi agravado com o desabafo do diretor-presidente do órgão, Caio Mello, à coluna Folha Política. 
 
Ele afirma ter sido “boi de piranha” no caso de um suposto superfaturamento do pregão eletrônico para a compra de equipamentos de vistorias, revelado, no dia 30 de maio, pela Folha de Pernambuco. Mello destacou que apenas o deputado estadual Betinho Gomes foi favorável à devolução das funções e citou o deputado estadual Daniel Coelho como o autor de várias indicações de nomes para ocupar cargos na Secretaria de Trabalho e Qualificação, contrariando o discurso crítico que o parlamentar tem contra a gestão estadual.

Surpreso com as declarações, Coelho negou ontem ter participado de qualquer negociação de cargos, afirmando que a “ocupação do Detran nunca foi benéfica ao partido”. “Não fui eu que o indiquei (Caio) e nem pedi para que ele saísse. Mas o que ele tem a ver com a Secretaria do Trabalho? Ela não está sendo discutida. Se ele tem que estar chateado é com a maioria do partido, que tomou a decisão de devolver, e isso não coube a mim. Sou minoria e sempre respeitei as decisões do partido”, rechaçou o deputado.

Sobrou até para o ex-presidente estadual Sérgio Guerra (falecido em março), responsável pela adesão ao Governo socialista, a atribuição de muitas dessas funções comissionadas. Como é o caso do secretário executivo de Fomento ao Empreendedorismo, João Freire, ligado a Daniel Coelho. “Não indiquei ninguém, mas alguns são de amigos meus. Tenho relação de amizade com João Freire, mas ele tem vida própria. Nós temos opiniões divergentes, ele vota em Paulo Câmara (PSB) e eu não. O convite foi de Sérgio Guerra. E não foi só ele quem fez indicações, Aline Mariano fez, Bruno Araújo também”, afirmou Daniel Coelho.

A vereadora Aline Mariano admitiu não ter problema em confirmar que indicou o diretor de Atendimento do Detran, Wanderson Florêncio. “Indiquei porque ele é uma pessoa preparada para o cargo. E não tenho problema em afirmar isso porque 99,19% do PSDB indicou nomes para o Governo, e é muito fácil descobrir de onde partiram esses nomes. Basta fazer um levantamento e ver quem é ligado a quem”, disse.

O secretário geral do PSDB, o deputado estadual Betinho Gomes disse apenas que a determinação do partido foi coerente, e que a responsabilidade de mudar o comando do Detran está nas mãos do governador João Lyra Neto (PSB). No entanto, o socialista ainda não definiu sobre quem poderá substituirá Caio Mello, que continua cumprindo normalmente com o expediente, e se realmente haverá essa mudança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia