Antonio de Roque solta o verbo na entrevista ao Blog do Jairo Gomes

O prefeito de Jataúba fala sobre a sua administração, dos julgamentos de suas contas, faz um balanço da atual conjuntura política e diz em quem vai votar em outubro

Ele já está no seu quarto mandato como prefeito da cidade de Jataúba. É filiado ao PMDB e se orgulha em dizer que desde que começou na política nunca trocou de partido. A última eleição ele venceu com a diferença de 148 votos. Perdeu alguns aliados a exemplo do vice-prefeito Luzimário, mas não perde o entusiamo quando fala da sua cidade e do seu trabalho.

"A diferença de quando assumi a primeira vez lá em 1993 para agora é que naquela época as leis eram mais flexíveis. Nesses 22 anos que tenho de vida pública muita coisa mudou. Nesse último mandato quando assumi vi as coisas muito mais evoluídas, os recursos melhores distribuídos, as leis mais rigorosas. A administração tem que ser pautada rigorosamente como a lei determina. Hoje os avanços são significativos. Desde quando Collor abriu as exportações foi o início do crescimento do país. Em seguida veio Itamar Franco que fez um governo razoável, criou o Plano Real. Depois Fernando Henrique, que foi eleito e reeleito e fez administrações razoáveis. Lula passou 8 anos administrando e o país seguiu crescendo e a grande surpresa foi a presidente Dilma que fez alguns avanços que o país precisava", disse ele sobre a diferença do seu primeiro mandato para o de agora.

"Quanto a presidente Dilma algumas coisas não avançaram, principalmente na área de saúde. O valor repassado aos municípios para os PSFs não foram reajustados. As equipes do SAMU estão com os mesmos repasses de 2004. Os avanços que posso destacar no governo Dilma foram quanto a construção de prédios e nos repasses para custear a máquina pública. Quanto aos repasses estaduais posso destacar o FEM que deu uma alavancada na nossa administração. O grande segredo de administrar é atender as demandas da população. Nós já entregamos 20 mil metros de calçamento. Essa minha administração agora tem muito o que mostrar. Houve sem sombras de dúvidas uma grande diferença de quando comecei para essa administração de hoje. Nesses próximos dias entregaremos 6 PSFs construídos agora e tudo com recursos federais. Jataúba cresceu e nesse último mandato que estou há um ano e seis meses fizemos muito por essa cidade", destacando que a principal dificuldade é quanto a área de saúde.

"O país cresceu, nosso município acompanhou esse crescimento e minha administração agora está muito melhor que as anteriores" - Antonio de Roque.

"Nesse período de seca que estamos passando, sem aqueles episódios do passado em que pessoas sofriam muitas dificuldades, devemos agradecer as diversas políticas sociais implementadas desde o governo de Fernando Henrique e que foram continuadas pelo governo de Lula e Dilma que foram as diversas ajudas em forma de bolsa família. Elas que deram a sustentação na área rural. Tenho ressalvas quanto ao valor, pois na época que foram criadas os valores eram maiores. A população é grata ao Bolsa Família, mas falta o governo federal fazer um reajuste dos seus valores. O último reajuste que foi anunciado, de 10%, ainda é pouco. A gente sabe, principalmente aqui que é uma cidade com 55% das pessoas na zona rural, como o índice de pobreza diminuiu. Essa ajuda foi muito benéfica, o governo federal tem seus méritos. Só que eu acho que o valor deveria ser melhor reajustado. Afinal esse índice de popularidade da presidente Dilma deve-se muito ao Bolsa Família", disse ele.

Quando questionado sobre a sua adesão ao projeto do ex-governador Eduardo Campos ele falou: "Estou tranquilo quanto essa mudança de posição. Fui de acordo com meu partido. Eu sou do PMDB e deixei de votar em Eduardo Campos na outra eleição porque Jarbas era candidato. Eu só me filiei uma vez. Tenho quatro mandatos com uma filiação só. Eu fui para Eduardo Campos porque meu partido, a nível de estado, foi. E além do meu partido ter ido, Eduardo fez muito por Jataúba. Por ele ter feito muito por Jataúba eu fui para o lado dele. Quem saiu do lado de Eduardo foi a oposição daqui. Quando eles viram as primeiras pesquisas foram para o lado de Armando. Eu acredito que dava para caber todos do lado de Eduardo. Quem saiu mesmo foi a oposição. O grupo de Mamão foi quem saiu de Eduardo. Eu cheguei por intermédio do meu partido. Se a conjuntura do meu partido, em termos de estado, aderiu a Eduardo. Se Bruno Araujo também aderiu. Eu também teria que aderir. Eu não poderia ficar com Armando Monteiro. Eu sou partidário. O eleitorado de Jataúba se pergunta e choca-se com essas mudanças. Cabe a nós explicarmos essas mudanças e ver se o eleitorado assimila. Eu explico da seguinte forma: Eu aderi a Eduardo e seu projeto porque o meu partido foi e porque ele fez muito por Jataúba e o seu sucessor está também fazendo. Eu nunca tive tanta vantagem do governo do estado como estou tendo hoje. Ele (o governo) ajuda ao município. O governo Eduardo me ajudou a beneficiar a população. Eu não tive benefício próprio. Todo o benefício foi para a população. Por isso estou tranquilo. Minha decisão para essa adesão foi consciente e não foi por emoção". 

"A chapa que irei apoiar já está definida. Eduardo, Fernando Bezerra, Paulo Câmara, Bruno Araujo e José Humberto. Quanto a José Humberto, ele que é do PTB, foi uma escolha feita há tempos atrás e como ele sempre ajudou em campanhas e em diversas lutas continuarei apoiando seu nome aqui no município. Essa é minha posição".


Quanto as suas contas ele foi enfático: "Eu venho lutando com isso há bastante tempo. Minha candidatura foi registrada por liminar e venho passando por essas questões. Tenho total conhecimento e os advogados estão tocando. Se funcionar bem, e se não funcionar estou de cabeça fria. Os problemas existem e tem que ser administrados. O que eu não posso fazer é deixar de administrar o município por causa desses problemas. Os problemas a gente sabia que tinha. Quando me candidatei eu sabia disso. A vida do político é assim mesmo. Muitos políticos da minha época estão passando por isso. Dificilmente não estão tendo problemas com o INSS. Eu tenho que pensar na minha cidade prá frente. Sei desses problemas mas não deixo que eles interfiram na minha maneira de organizar a cidade".

"A nossa administração, juntamente com os vereadores e secretários e nosso grupo político está mudando para melhor o nosso município. Muitas obras sendo executadas. O salário do funcionalismo em dia. A gente faz uma administração tranquila e temos o grande alvo que é o bem estar da população. Fiz a promessa de melhorar a qualidade de vida dessa população e isso pode ser visto por todos que aqui chegam. Calçamentos, PSF novo, Quadras Esportivas, Creche e esse conjunto de obras que todos contemplam é o fruto da união desse gestor com os governos estadual e federal e a parceria com o deputado federal Bruno Araujo que coloca recursos para  Jataúba com suas emendas. Trabalho de domingo a domingo em defesa do município. Quem vê essa cidade pode ter certeza que aqui tem um gestor voltado para trabalhar pela população", concluiu o peemedebista Antonio de Roque.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia