O presidente que o Brasil jamais esquecerá

Conheça os Maiores escândalos de FHC



Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi presidente do Brasil durante dois mandatos consecutivos (1995-2002), foi alvo de diversos escândalos envolvendo o Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) e seu governo. Dos diversos escândalos envolvendo seu nome, alguns mais relevantes ganharam repercussão no mundo e entre outros foram "abafados" e ainda não foram revelados na íntegra até hoje. Conheça as principais polêmicas envolvendo o ex-presidente do Brasil.

Privatização de empresas estatais

O governo FHC foi responsável pela venda de três importantes companhias estatais no Brasil. Se não bastasse, parte dessa venda e financiamento foi realizada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Fernando Henrique vendeu e ajudou a comprar as empresas estatais através de financiamentos realizados por um banco estatal, algo completamente incoerente. Conversas foram obtidas pela Folha de S. Paulo, onde o político pressionava o presidente do BNDES, André Lara Resende, a injetar o PREVI ( Fundo de Previdência dos Servidores do Banco do Brasil) no consórcio da Telebrás, obedecendo a articulação do Banco Opportunity, interessado na compra da Companhia.

Companhias que foram vendidas no governo FHC

A Companhia do Vale do Rio Doce, uma das maiores mineradoras do mundo com sede em Itabira no estado de Minas Gerais. Atualmente é a maior empresa privada no Brasil e está avaliada em 127 bilhões de dólares.

A Telebrás, monopólio estatal de Telecomunicação do Brasil, foi vendida por 22,23 bilhões de dólares de forma mista, oriundo de financiamento público e iniciativa privada.

A EletroPaulo, companhia de distribuição de energia elétrica de São Paulo, foi vendida por 29,81 bilhões de forma mista. Além dessas empresas, rodovias e ferrovias foram privatizadas como a Rodovia Presidente Dutra e a maioria dos bancos estaduais. O Programa de Desestatização de FHC coloca-o como o maior de todos os escândalos, ou a maior perda que o Brasil já teve.

Apagão

Em 2001 os brasileiros foram obrigados a enfrentar a crise do racionamento de energia, quem não se lembra? Se não bastasse, mais duas taxas foram incluídas na conta de luz a fim de salvar empresas. Foram repassados cerca de 22,5 bilhões de reais para companhias fornecedoras de energia. Os motivos são variados, falta de chuva, de investimento na geração de energia ou então corrupção.

Dívida interna e externa Brasileira

Quando FHC assumiu a presidência a dívida interna e externa do Brasil era de 153,4 bilhões. Ao deixar o governo em 2002, a dívida saltou para 684,6 bilhões, representando 61% de tudo que o país produz, o Produto Interno Bruto (PIB).

Preços nas alturas

Durante o governo FHC o que mais subiu foram os preços, reajustes escandalosos protagonizaram seu governo. A inflação acumulada durante os aumentos de preços chegou a 80%. Diversos serviços e bens de consumo dispararam seu preço durante o governo FHC:

Tarifa telefônica: 580%

Planos de saúde: 460%

Gás de cozinha: 380%

Combustíveis: 170%

Luz: 170%

Água: 160%

Em 2011 foi publicado um livro: 'A Privataria Tucana', do Jornalista brasileiro Amaury Ribeiro Júnior. No livro os interesses políticos do PSDB e o governo de FHC são retratados de forma exímia e elaborada a respeito de suas peripécias políticas. Poderia escrever outros vários escândalos que aconteceram durante oito anos de mandato de FHC, mas a matéria ficaria extensa o suficiente para causar desinteresse no leitor. Entretanto, o livro é uma ótima indicação para quem quer saber mais sobre os escândalos envolvendo o Fernando Henrique Cardoso e seu partido, o PSDB.

(Com foto-montagem sobre caricatura de Ziraldo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia