Transposição pode avançar 30% em 2014; Integração deve inaugurar 200 km de canal até o fim do ano

POR ALMIR NEVES, do Blog Merece Destaque

Canal do Sertão no estado de Alagoas. Foto: Almir das Neves / Blog Merece Destaque

Com 52% de obras executadas e previsão de conclusão do projeto em 2015, o Ministério da Integração Nacional (MI) anunciou que a transposição das águas do Rio São Francisco devem avançar pelo menos 30% somente este ano, para que os prazos e metas estabelecidos sejam cumpridos. A ideia do MI é encerrar 2014 com 82% de obras realizadas, além de inaugurar 200 dos 600 quilômetros de canais que já estão prontos, sendo 100 do eixo Norte e outros 100 do eixo Leste.

A transposição, que foi pensada pela primeira vez, na época do império, por Dom Pedro II, só começou a ser executada em 2007 e a previsão inicial seria de que a conclusão ocorreria em 2012. Por conta dos atrasos e paralisações em alguns lotes que compõem o projeto, o ministério refez as projeções e quer entregar toda obra no ano que vem.

Canal da transposição próximo a Cabrobó-PE / Foto: Almir das Neves / Blog Merece Destaque.

Na quinta-feira (30), o ministro interino da Integração Nacional, Francisco Teixeira, inspecionou trechos das obras da transposição nos lotes localizados nos municípios de Cabrobó e Sertânia, no Sertão Pernambucano e, na sexta (31) ele seguiu para o Ceará, onde vistoriou os serviços que estão sendo executados no eixo Norte.

Ele virá até o município de Mauriti, onde está em andamento as obras da embocadura do túnel Cuncas I, que termina na Paraíba. Pelo túnel, que é considerado o maior da América Latina, correrão as águas do ‘Velho Chico’, que desaguarão no açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, no Alto Sertão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia