PE: após ameaça de protesto, governo cancela camarotes no Carnaval

FOLIA CANCELADA


O governo de Pernambuco entrou numa saia justa para o carnaval. 

A população exigiu que os camarotes oficiais, que seriam montados para abrigar autoridades, artistas, políticos e outros convidados durante a festa, fossem cancelados.

A três dias do início da folia, o governo do Estado e a Prefeitura de Recife divulgaram nota anunciando a decisão.

Argumentaram que o objetivo é “reduzir custos”.

Mas a história não é bem esta!

Nas redes sociais, os pernambucanos fizeram um grande movimento de contestação às despesas que o governo teria com os camarotes VIP's.

Evento criado no Facebook, intitulado "Quero a minha vaga no camarote VIP do governo", ganhou força e já tem quase 2,5 mil pessoas confirmadas. 

Evento no Facebook já tem mais de 2 mil confirmações Foto: Reprodução

Às vésperas do Carnaval, o governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife decidiram juntos nesta terça-feira cancelar os camarotes oficiais no desfile do Galo da Madrugada, que ocorre no sábado, e no Armazém 12, no Marco Zero do Recife, onde são realizados shows todos os dias da festa de Momo. Apesar de o argumento oficial ser a redução de custos, nos bastidores, a informação é de que a suspensão ocorreu por medida preventiva contra possíveis protestos. 

De acordo com as administrações, o espaço localizado no bairro do Recife Antigo vai abrigar um Posto de Comando Integrado da Secretaria de Defesa Social (SDS) e Guarda Municipal, enquanto os dois camarotes da avenida Dantas Barreto serão repassados à diretoria do Galo da Madrugada, que "irá arcar com todos os custos de montagem e comercializar as entradas ao público". Ambos os espaços já estavam montados, faltando apenas a decoração.

Apesar de muita coisa estar organizada e já montada, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, reforçou o discurso oficial de contenção de despesas. "Da mesma forma que decidiu não investir recursos públicos na realização do Fifa Fan Fest, o prefeito (do Recife, Geraldo Julio) optou por não oferecer os receptivos este ano", disse Carreras. 

“O governo já havia desistido de montar o seu camarote da Torre Malakoff (na Praça do Arsenal, no Recife Antigo) e hoje, após a decisão do prefeito Geraldo Julio de acabar com os camarotes, o governador Eduardo Campos (PSB) decidiu cancelar também o seu espaço no Galo da Madrugada", justificou, em nota, o secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto. 

No Facebook, foi criado um evento chamado Quero Minha Vaga no Camarote VIP do Governo. Até o momento, mais de 2 mil pessoas já haviam confirmado presença. Na descrição, os organizadores afirmam que querem suas vagas, visto que as comidas e as bebidas do evento são pagos com o imposto da população. O protesto está sendo organizado pelos grupos Direitos Urbanos e Frente Independente Popular de Pernambuco (FIP-PE).

Mais protestos 

Em protestos "contra o autoritarismo do governo do Estado e da Prefeitura do Recife” em relação à festa de Momo na capital pernambucana, a FIP-PE também está organizando um bloco carnavalesco chamado de "Black Bloco de Carnaval", que sairá às ruas do bairro de Recife Antigo, às 2h do domingo. 

O grupo desfilará fazendo batucada e cantando músicas com letras irônicas à situação do Estado e ao abuso policial nas manifestações.

Anteriormente, a prefeitura do Recife havia determinado que a festa de Carnaval se encerrasse às 2h no Recife, depois voltou  atrás. Outras medidas foram às restrições de vias onde as agremiações poderiam desfilar e o horário de saída.

Especial para Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia